Fundada pela Instituição Rotary Club de Juazeiro do Norte, Distrito 4490, em junho de 1985, tendo como 1ª Diretora Administrativa a empresária Srª Maria da Penha Norões Mota Araruna, que conquistou o “Troféu Rosa de Prata “em 1986, honraria máxima concedida pela Coordenação Nacional, por apresentar melhor trabalho realizado em sua comunidade.
Meados de 1986/ 2004, a Fundação Educacional Escola Rotary, recebe nova diretora administrativa a profª. Maria Aurileide Fernandes Monteiro, durante o período de 18 anos, consecutivos onde desenvolveu vários projetos, destacando-se “ A horta na Escola “Em 1997, no governo municipal do Exmº Dr. José Mauro Castelo Branco Sampaio, passa a manter convênio – comodato- com a Prefeitura de Juazeiro do Norte para a manutenção dos professores, material didático e merenda escolar cabendo a sua diretoria administrativa geral.
Ao iniciar o ano de 2005, na administração do Exmº Dr. Raimundo Antonio de Macedo, assume o cargo de diretora administrativa, a Profª. Claudia Maria Couto, no segundo ano do mandato do então prefeito a escola é beneficiada com uma reforma e ampliação, sendo construída a quadra coberta, a sala dos professores com banheiro, troca do piso de cimento por piso industrial, forro de PVC, todas as paredes revestidas com cerâmica 4x4, na altura de 2m. A escola é recredenciada em 24 de julho de 2008 com Parecer 0306/2008 com validade até 31 de dezembro de 2012.
Hoje, na atual gestão do Exmº Dr. Manuel Raimundo de Santana, a escola conta com um novo núcleo gestor formado pelas professoras: Diretora Administrativa: Cídia Luciano Callou, Graduada em Pedagogia,especialista em Orientação Educacional- Pós-Graduada em Planejamento Educacional- Pós- Graduando em Gestão Escolar e Psicopedagogia Clinica.
Coordenadora Pedagógica : Gizelia Ribeiro de Vasconcelos Primo, Graduada em Pedagogia – Pós Graduada em Psicopedagogia Instrucional.
Secretário Escolar: Alexandre Bezerra de Matos, Cursando 2º Semestre de Educação Física.
O corpo docente é formado por nove professores, Efetivos e com Direto Adquirido. Com formação superior. Habilitados na categoria e compromissados com a formação e aprendizagem do educando.
O corpo Técnico é formado por 09 funcionários:
01- Supervisora;
01- Auxiliare de secretaria;
01- Merendeira;
01- Vigia noturno;
02- Auxiliares de Serviços Gerais;
03- Odontologistas;
01 – Orientadora Educacional;
01- Atendente de Consultório Odontológico;
01- Professora Lab. Informática
NÚCLEO GESTOR
DIRETORA ADMINISTRATIVA:
Cídia Luciano Callou
COORDENADORA PEDAGÓGICA:
Gizelia Ribeiro de Vasconcelos Primo
SECRETÁRIO ESCOLAR:
Alexandre Bezerra de Matos
CONSELHO ESCOLAR
PAIS: Suelir Macedo Nascimento
Carlos Casimiro de Lima
Expedita Rodrigues da silva
PROFESSORAS: Maria Aurileide Fernandes Tenório
Marismar Eugenio da Silva
SUPLENTES: Francisca Maria de Sousa
Socorro dos Santos Alencar
Expedito vigário da silva
Anaclaudia Tavares de Luna
SERVIDOPRES: Amanda Nogueira Barros
Eliane Maria de Souza leire
Ivone Oliveira Silva
SUPLENTES: Raimunda Soares de Sousa
GESTOR: Cídia Luciano Callou
Herbênia Lopes Carvalho
APC-ASSOCIAÇÃO DE PAIS E COMUNITÁRIOS
Representantes do Conselho Fiscal:
• PRESIDENTE: Maria Eliete Macêdo
• VICE-PRESIDENTE: Fransimar Cavalcanti Lima
• SECRETÁRIO: Alexandre Bezerra de Matos
TESOUREIRA: Marfisia Pereira de Araújo
Suplentes do Conselho Fiscal:
• PROFESSORA- Kátia Gonçalves de Sousa
• PROFESSORA- Wandinalva Fernandes de Lima
• PROFESSORA- Marismar Eugênio da Silva
Conselho Deliberativo:
• SECRETÁRIO ESCOLAR- Alexandre Bezerra de Matos
• FUNCIONÁRIA- Raimunda Soares de Sousa
• PROFESSORA- Anaclaudia Tavares de Luna
• COORDENADORA PEDAGÓGICA- Gizelia Ribeiro Vasconcelos Primo
LÍDERES DE SALA
Representantes por turma:
• 1° ANO A- Aparecida Xavier Silva
• 1° ANO B- Kaillany dos Santos
• 2° ANO A – Cecília Bezerra Soares
• 2° ANO B- Aline Bezerra Caetano.
• 3° ANO A – Laiza Caroline Souza Oliveira.
• 3° ANO B- Carine dos Santos Vieira-
• 4° ANO ÚNICO - Graziela da Silva Oliveira
• 5° ANO ÚNICO - Evili Dayane do Nascimento
PREFEITO MIRÍM- GESTÃO 2009/2011
• Natanael Alves da Silva
CORPO DOCENTE
Anacláudia Tavares de Luna
Cícera Mamede Santos
Leiliane Leite
Cícera Mamede Santos
Maria Eliete Leite Macêdo
Maria Aurileide Fernandes Monteiro
Marismar Eugênio da Silva
Eliana Maria Leite de Sousa
Kátia Gonçalves de Sousa
Marfisia Pereira de Araújo
Wandinalva Fernandes de Lima
FUNCIONÁRIOS:
Cícero Melo dos Santos
Herbênia de Carvalho
Ivanira Rodrigues da Silva
Julia de Lima Almeida
Julia de Lima Almeida
Raimunda Soares de Sousa
Rita de Cássia Clemente
Drª Maria do Socorro Callou Filgueras
Drª Girlene Maria Nobre de Brito
Drº Luis Vieira da Silva
Garrido Benedito da Silva
Atende, hoje, a uma clientela de 204 alunos,
com faixa etária entre 06 a 12 anos, com renda per capita baixa, os quais na sua maioria participam do Programa Bolsa Família.
A escola funciona do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental dos 09 Anos.
Oferece atendimento odontológico e orientação educacional.
Todos esses instrumentais estão voltados para o ensino-aprendizagem do educando e educadores.
Conhecedora da sua função sócio-educacional e formadora de opiniões, utiliza-se dos recursos instrucionais, tais como o Regimento Interno Escolar, o Conselho Escolar, APC- Associação de Pais e Comunitários, do Programa Dinheiro Direto na Escola ( PDDE), Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Mais Educação, Programa Saúde na Escola, Projeto Peteca, Programa Luz do Saber Infantil e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e oPlano de Ação para dessa forma oferecer ao educando e educador melhores condições de ensino-aprendizagem e educação de qualidade.
As ações desenvolvidas nesta unidade escolar têm como objetivo trabalhar com projetos e atividades pedagógicas envolvendo temas transversais e interdisclinares com uma nova proposta de possibilidades na construção do conhecimento sociocultural, na formação de uma consciência critica, tornando-se assim um verdadeiro cidadão.
A escola procura desenvolver um trabalho de socialização junto ao corpo decente, discente, pais e a comunidade na qual a escola está ingerida. Discutindo paradigmas da quebra do antigo em relação as novas mudanças. Elevando a auto-estima do professor, reforçando a importância no processo ensino aprendizagem.
A cerca de múltiplas funções em área específica de ação será:
- .Prevenir: Acompanhamento dos docentes nas suas respectivas funções e
responsabilidades
- .Cooperar: Auxiliar o docente a superar suas dificuldades de maneira positiva e construtiva.
- Intervir: Acompanhar de perto o trabalho pedagógico e o rendimento escolar dos alunos para que possa agir no momento certo, dando suporte ao aluno e ao professor nas dificuldades encontradas sempre prevalecendo uma relação de harmonia, diálogo, ética e respeito frente a qualquer dificuldade encontrada.
A metodologia utilizada no trabalho desenvolvido na escola, há coerência entre prática educativa e a proposta pedagógica da escola, pois a mesma vem sendo constríuda por educadores e educandos, fundamentada e baseada no aprender a prender, trabalhando com projetos pedagógicos de forma que, vem se aprimorando ao no decorrer do ano de curso.Tendo em vista que, a medida que os conteúdos estão sendo implementados e trabalhados mais ricos e siginificativos tornar-se-á o proceso de ensino aprendizagem. Considerando ainda que a verdadeira funçao da escola é favorecer a aprendizagem, pois o professor hoje, não é mais o único detentor do conhecimento, aquele que”sabe tudo”e seus alunos meros receptores do conhecimento.
O trabalho em conjunto, cooperativo vem de encontro com a necessidade dos alunos a contante busca do conhecimento e do professor como mediador, orientador deste conhecimento, aquele que aponta caminhos de forma interativa e construindo “Novos Saberes”, criando um ambiente de aprendizagem e facilitando o processo de desenvolvimento intelectual do aluno. E na medida em que este processo se concretiza, ele transforma a si mesmo e o contexto em que está inserido.
A cerca desse resultados observados com a utilizaçao dos projetos na escola como uma ferramenta de forma construtiva no processo ensino-aprendizagem, podemos relacionar alguns pontos positivos, tais como: possibilitar o aluno a assumir o controle de sua produçao enquanto desenvolve o projeto, atitudes de responsabilidade, autonomia e identidade intelectual nas atividades realizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário